A importância e os perigos do tratamento de resíduos hospitalares
Quer saber mais sobre a importância e os perigos do tratamento de resíduos hospitalares? Continue lendo este artigo que preparamos para você!
Quando se fala no tratamento e descarte de resíduos hospitalares, estamos lidando com um dos processos mais importantes desempenhados pelos hospitais para evitar a proliferação de vírus, bactérias ou outros microrganismos maléficos à nossa saúde e que podem ser transmitidos através do descarte incorreto desses materiais.
Além disso, órgãos regulamentadores, como a Agência Nacional de Vigilância Sanitária - Anvisa, possuem critérios rigorosos acerca de como esses procedimentos devem ser realizados de forma segura e efetiva.
Mesmo assim, muitas pessoas não sabem da importância e dos perigos gerados pelo tratamento de resíduos hospitalares. E é por isso que a Medlux preparou este artigo. Continue lendo para saber mais!
Por que o tratamento de resíduos hospitalares é tão importante?
Diariamente, hospitais são expostos a inúmeros tipos de doenças, muitas delas infecciosas e de fácil transmissão, como o próprio coronavírus, por exemplo. Diante disso, o manuseio dos materiais hospitalares, como luvas, máscaras, seringas, entre outros, passa a ser um potencial transmissor de todas essas doenças, além de poder gerar outras variantes.
Isso torna os resíduos hospitalares em um risco não somente para a sociedade como um todo, como também aos profissionais que os manuseiam diariamente até o descarte. E é justamente por isso que um processo de tratamento bem estruturado, regulamentado e gerenciado é tão importante.
Quais os perigos do tratamento de Resíduos Hospitalares?
O Tratamento de Resíduos Hospitalares, em si, não gera riscos, desde que feito da forma correta.
Na grande maioria dos hospitais, o tratamento de resíduos é feito de forma terceirizada, ou seja, uma outra empresa é contratada para cuidar desses materiais infecciosos. O problema é que muitas dessas empresas não gerenciam esses materiais da forma como deveriam, gerando riscos para seus colaboradores e toda a sociedade à sua volta.
Por conta disso, a internalização do tratamento de resíduos está virando uma tendência no mercado hospitalar, pois trás mais autonomia para a instituição e diminui o impacto ambiental desse processo.
Os principais riscos trazidos pelos resíduos hospitalares são:
- • Contaminação por bactérias e vírus presentes nos resíduos;
- • Contaminação do solo e da água pelas substâncias tóxicas e radioativas presentes em medicamentos;
Vale lembrar que o tratamento de resíduos hospitalares é um gasto contínuo para essas instituições, o que também pode gerar problemas financeiros. Desde o início da pandemia do novo Coronavírus, esses gastos aumentaram exponencialmente, já que a quantidade de resíduos cresceu exponencialmente.
Se você trabalha com resíduos hospitalares, considere internalizar esse processo, pois além diminuir seus gastos com esse processo, também traz mais segurança e agilidade para que sua equipe possa focar no que realmente importa.
A Medlux pode te ajudar nesse processo. Clique aqui agora mesmo e conheça o nosso equipamento inovador que pode revolucionar a forma como seu hospital lida com resíduos infecciosos.