Como lidar com o desperdício de vacinas Covid-19?

Com a corrida para vacinar rapidamente o maior número de pessoas possíveis, as doses do medicamento foram estrategicamente colocadas no mesmo frasco. Essa decisão tem como objetivo facilitar tanto o transporte e o armazenamento, quanto a aplicação da substância.

No entanto, essa decisão torna necessária a aplicação de todo o conteúdo presente no frasco da vacina Covid-19. Contudo, por mais que pareça algo simples, postos de todo o Brasil têm registrado números preocupantes quanto ao desperdício do medicamento.

Dessa maneira, foi necessário pensar em formas de solucionar essa questão, diminuindo o número de desperdício e, consequentemente, aumentando o número de pessoas vacinadas. Continue a leitura do conteúdo que a Medlux preparou, e descubra o que está sendo feito para resolver essa questão:

Como lidar com o desperdício de vacinas Covid-19?

Assim que aberto o frasco, a vacina Covid-19 começa a sofrer um processo natural de degradação. Sendo assim, os postos possuem um período de 6 até 8 horas para realizar a aplicação de todos os medicamentos abertos.

O que no início parecia não ser um problema, acabou se tornando uma questão que vem levantando preocupações. Isso porque, o número de pessoas esperadas cotidianamente nos centros de vacinação, acaba por ser inferior em alguns dias.

Dessa maneira, milhares de doses estão sendo desperdiçadas diariamente. Isso ocorre por diferentes razões e entre elas a mais preocupante é a recusa do medicamento.

Toda essa situação despertou nos centros de vacinação a necessidade de buscar soluções que resolvessem esse problema. Dessa maneira, surgiram algumas práticas que vem diminuindo o desperdício da vacina Covid-19. Continue a leitura para conferir cada uma delas:

Quais são as soluções para diminuir o desperdício da Vacina Covid-19?

Com o propósito de diminuir o número de vacinas desperdiçadas diariamente, algumas práticas vêm sendo adotadas pelos postos de vacinação. Essas soluções visam resolver o problema e ainda imunizar um número extra de pessoas. Isso porque, as principais soluções buscam direcionar as doses que seriam desperdiçadas para pessoas ainda não vacinadas. Assim como para aquelas que aguardam a segunda dose, ou fazem parte do grupo de risco. Confira abaixo o que vem sendo feito:

Xepa da vacina: A Xepa da vacina Covid-19 funciona de forma simples. Basicamente, ao final de cada dia de vacinação, as doses restantes são direcionadas a pessoas que estão aguardando o medicamento.

Para fazer parte dessa fila, basta comparecer ao posto de saúde mais próximo a sua casa com seus documentos. Lá você irá se cadastrar para fazer parte da xepa. Feito seu cadastro, fique atento às ligações recebidas ao final da tarde, pois pode ser que haja uma dose disponível para você.

Criação de campanhas: Outro método que vem sendo adotado pelos municípios, é a criação de campanhas de vacinação. Essa prática visa informar o maior número possível de pessoas, inclusive, sobre a fila da xepa.

Dessa maneira, espera-se que mais pessoas apareçam aos postos, diminuindo o número de doses desperdiçadas. Em alguns locais, prefeituras apostam em campanhas criativas e que chamem a atenção dos moradores para a importância da imunização pela vacina Covid-19.

Agendamento: Outra solução que vem sendo utilizada de forma eficaz na diminuição do desperdício é o agendamento. Nessa prática, a dose é aplicada mediante uma programação. Dessa maneira, são abertas somente aqueles frascos que já possuem destino certo.

Essa solução tem se destacado, já que diminui efetivamente o número de doses desperdiçadas e, consequentemente, aumenta o número de pessoas imunizadas. Existem ainda algumas outras maneiras que estão sendo utilizadas no combate a esse desperdício.

Contudo, a melhor forma de resolver essa questão é a consciência coletiva sobre a importância da imunização. Sendo assim, investir em campanhas informativas, e em práticas compensatórias devem, com o tempo, resolver a questão do desperdício da vacina Covid- 19.