Skip to content

COMPLIANCE NA SAÚDE

Compliance na saúde

Quando uma instituição hospitalar implementa o modelo de gestão compliance, ela demonstra preocupação em estar de acordo com as regras e diretrizes internas e externas do ambiente de atuação, proporcionando uma maior transparência, qualidade e confiança aos pacientes.

Quer saber mais sobre compliance na saúde? Continue lendo o nosso post de hoje.

Compliance na saúde – O que é?

Em algum momento de nossas vidas, já nos deparamos com escândalos nos jornais envolvendo fraudes com materiais hospitalares, medicamentos, próteses e daí por diante. E é justamente no intuito de evitar que esse tipo de situação ocorra e, consequentemente, prejudique a imagem da instituição, que esse modelo de gestão foi desenvolvido e aprimorado no passar dos anos.

Compliance na saúde trata-se de um plano de ações conjuntas que visam agir conforme as políticas da área. Especificamente, na área hospitalar, estamos falando sobre transparência com os fornecedores e na oferta segura de atendimento e de qualidade superior aos pacientes.

Em outras palavras, esse modelo de gestão evita atitudes ilícitas como corrupção e desvio de verbas, além de utilizar tecnologias para aprimorar a experiência dos pacientes para com o hospital.

E por que o compliance na saúde é tão importante?

Dia após dia, as instituições não estão apenas enxergando quais são seus benefícios, mas também estão sentindo na prática o colhimento de resultados positivos. Por exemplo: o hospital deixa clara sua conduta ética, logo os pacientes se sentem mais seguros em serem atendidos por essa organização.

Nesta modalidade de gestão hospitalar, a relação com o transportador fica mais transparente, evitando irregularidades. Afinal, quando qualquer conduta que se difere dos valores da empresa é realizada, o contratante pode denunciar e um processo é aberto para se investigar o caso e punir os responsáveis.

Isso tudo transforma o compliance na saúde em uma espécie de “lei anticorrupção” muito semelhante à do setor público. Pois as instituições hospitalares precisam provar que estão em conformidade com as diretrizes da lei, influenciando a imagem da empresa como um todo.

O que contém um processo de compliance de acordo com o Programa de Integridade?

O Programa de Integridade é instituído em lei e prevê inúmeros fatores essenciais para seu desenvolvimento. De acordo com o programa, todo processo de compliance precisa:

 

  • Seleção rigorosa de fornecedores através da prescrição de políticas internas;
  • Elaboração de um código de ética;
  • Estabelecer e aprimorar procedimentos de controle;
  • Incluir e envolver toda a direção da instituição;
  • Treinar a equipe de maneira periódica;
  • Inspecionar e monitorar adequadamente os fornecedores;
  • Criação de canais de denúncia anônima;

Esses são apenas alguns dos elementos do Programa de Integridade que precisam fazer parte da instituição adepta ao compliance. E é perceptível que a ação de empresas de tecnologia hospitalar pode ser muito benéfica ao hospital.

De maneira geral, o programa de compliance transforma o hospital em um ambiente agradável ao paciente, que pode confiar na instituição, sabendo que ela é responsável e com uma conduta ética firmada e inquebrável.

Request for Fly

Play Video