Conheça a farmácia hospitalar do futuro
Com o avanço da medicina, fornecer aos pacientes tratamentos cada vez mais especializados é o propósito de todos os hospitais. Tendo isso em vista, grande parte dos centros médicos buscam implantar em seus setores, processos que proporcionem esses tratamentos.
Melhorias como investimento em tecnologias e instaurações de métodos mais eficazes, são algumas das principais atualizações que ocorrem nesses locais. Diante disso, surgiu a ideia de levar até esses hospitais, um processo farmacêutico que atendesse as necessidades dos pacientes.
Foi pensando nisso, que no ano de 1752 surgiu a primeira farmácia hospitalar. Desde sua criação, essa unidade vem passando por melhoria contínua, seja ela nos procedimentos, ou em tecnologias utilizadas.
Pensando em tornar esse setor cada vez mais otimizado, a Medlux trabalha com a Dose Unitária, equipamento que vem transformando os processos farmacêuticos:
Conheça a farmácia hospitalar do futuro
A farmácia hospitalar é uma unidade responsável por realizar a produção, o armazenamento e a distribuição de medicamentos. Essa gestão é realizada com o propósito de medicar corretamente os pacientes a partir das recomendações médicas.
Dentro dessa unidade existem três maneiras de realizar a distribuição de medicamentos, de forma individual, coletiva ou unitária. No formato individual, o próprio médico realiza a solicitação, dessa maneira, espera-se evitar enganos ou extravios de medicamentos.
Já no formato coletivo, os medicamentos são enviados de acordo com a necessidade de toda a unidade. Pode parecer um método mais simples por não depender de muitos profissionais. No entanto, é necessária atenção redobrada para que não ocorram confusões e trocas dos itens.
Por fim, temos o método unitário, esse procedimento também é realizado a partir da prescrição médica. Contudo, os medicamentos distribuídos contêm todos os dados de identificação dos pacientes. Além de possuírem o horário correto de cada dose e informações sobre alergias ou outros pontos importantes.
Por mais eficaz que a última opção possa parecer, imprevistos com a gestão da farmácia hospitalar acabam ocorrendo. Diante disso, surgiu a necessidade de buscar soluções que tornassem os processos de distribuição de medicamentos mais seguros e descomplicados.
Pensando em como atender essas necessidades, garantindo maior segurança na distribuição desses medicamentos, surgiu a automação da Dose Unitária:
Sistema de distribuição de medicamentos da Medlux
O Sistema de distribuição de medicamentos da Medlux, foi desenvolvido com o objetivo de otimizar os processos farmacêuticos dentro dos hospitais. Dessa maneira, espera-se que esses centros consigam realizar a gestão da farmácia hospitalar de maneira mais segura.
O equipamento permite realizar a unitarização de medicamentos de todos os tipos, como comprimidos, frascos, seringas e outros. O armazenamento é feito separadamente, seguindo as prescrições médicas.
A tecnologia ainda é capaz de realizar a separação de cada remédio e agrupá-los juntamente em menos de um minuto. Sem falar que cada medicamento é personalizado com os dados do paciente, como leito, nome, horários de administração das doses.
Além de oferecer maior agilidade ao cotidiano da farmácia hospitalar, o sistema ainda tem impacto direto na administração do hospital. Isso porque, a automação da dose unitária diminui custos, o que gera economia ao estabelecimento.
Sem contar que a automação desses processos possibilita a minimização de erros e retrabalhos ocasionados manualmente. O equipamento funciona em três simples passos.
Primeiramente, é realizada a unitarização e o empacotamento das doses destinadas aos pacientes. Em segundo, é feito o armazenamento de todos os itens devidamente embalados e etiquetados. Por fim, é realizada a prescrição dos medicamentos juntamente com o farmacêutico responsável pela unidade.
O sistema de distribuição de medicamentos possui etapas bem definidas que visam levar mais organização à farmácia hospitalar. Evitando que erros aconteçam e tornando a distribuição desses itens mais otimizada.
Acesse o site da Medlux e entenda como a automação da Dose unitária pode melhorar os resultados do seu hospital.