Coronavírus e o impacto nas tomadas de decisão
Diante de um cenário incerto, onde novas decisões precisam ser tomadas a cada momento, é previsto que mudanças comecem a fazer parte da rotina de todos para desacelerar os efeitos causados pela Covid-19.
Quando o assunto é gestão, as empresas, órgãos de saúde e etc. estão mais cautelosas para dar seus próximos passos, adotando vários métodos para conciliar o controle da doença sem abandonar seus propósitos e metas projetadas num momento anterior à pandemia.
Coronavírus: Impacto nas tomadas de decisão no setor hospitalar
Nesse sentido, o CONASEMS, ou Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde, juntamente com representantes da Conass e OPAS, desenvolveu um documento nomeado "Estratégia de Gestão - Instrumento para apoio à tomada de decisão na resposta à pandemia da Covid-19 na esfera local."
Tal documento visa apresentar uma proposta para apoiar os gestores de estados e municípios na adoção de medidas de saúde pública a fim de reduzir a velocidade de propagação da doença, evitando, assim, o esgotamento dos serviços de saúde.
Oferecendo apoio às tomadas de decisão desse período, o documento é repleto de dados, como projeções, previsões de esgotamento de leitos, taxa de ocupação, avaliação de riscos por idade e daí por diante.
A principal premissa defendida é a questão do distanciamento social, uma das maiores armas no enfrentamento ao coronavírus, subdividindo as medidas de distanciamento conforme o nível de risco por grupo (idade, classe social, vulnerabilidade e etc.)
Além disso, o instrumento traz avaliação de medidas de isolamento, monitoramento de casos sintomáticos e contatos, reforço de medidas de higiene e limpeza de unidades de saúde.
Tudo isso, unido a uma boa estratégia de comunicação interna, ou seja, com profissionais da saúde, e externa, com a população, respeitando comunidades tradicionais, povos indígenas e PCD, conseguiriam, conforme a projeção, diminuir o impacto e a propagação do vírus em escala local.
Você pode ter acesso ao documento completo clicando aqui.
Impacto nas tomadas de decisão dentro das empresas
Seja grande, média ou pequena, de uma forma ou de outra, todas as empresas foram afetadas por conta do coronavírus. Não se limitando somente a esse grupo, profissionais informais e autônomos também enfrentam dificuldades para seguir trabalhando em meio a esse cenário.
Tal situação exige uma cautela em larga escala, analisando projeções, gastos e dados, pois esse hábito contribui para que os líderes tomem melhores decisões para diminuir os impactos da Covid-19.
Afinal, as decisões não podem ser tomadas com base no que era conhecido ontem, mas sim impulsionadas pela compreensão contínua do agora.
Como dito anteriormente, esse é um momento incerto, é um terreno novo para todos nós. Isso significa que informações relevantes devem estar à mão para gerir a empresa enquanto ela se prepara para o futuro.
Em um estudo feito pela Aon, empresa britânica que fornece gerenciamento de riscos, as principais áreas de destaque nas empresas devem ser:
- Manter o foco em perspectivas baseadas em fatos;
- Analisar o que realmente existe, não o que se espera ou o que se supõe;
- Criar uma equipe de crise composta por pessoas alocadas ao tema dessa crise;
- Aumentar a agilidade organizacional, alterando o ritmo de tomada de decisão e solicitando atualizações mais frequentes dos dados mais relevantes.
Infelizmente, não há uma fórmula que possa nos guiar nesse momento, mas o compromisso e seriedade com que sua empresa, organização, ONG ou qualquer outro meio em que você atua encara as mudanças que o coronavírus trouxe, mais certo é que conseguiremos passar por esse período amenizando todos os impactos possíveis.
Em meio a todas essas incertezas, podemos afirmar que os dados são fundamentais para qualquer tomada de decisão. Nesse sentido, a Medlux em parceria com o Gerente de Novos Negócios do Grupo Unihealth, Juliano Jorej, promoveu um Webinar onde o tema foi abordado a fundo.
Confira aqui, esse bate papo gratuitamente. Para acessar inclua a senha “Medlux1!”.