Correio Pneumático Hospitalar, como funcionam as cápsulas?
Com sua utilidade e importância crescendo cada vez mais tanto nos setores hospitalares e industriais, os sistemas pneumáticos estão revolucionando o modelo de transporte de conteúdos, em inúmeros setores no Brasil e no mundo.
E não é à toa. Em tempos de pandemia como este em que estamos vivendo e com as tecnologias sendo aprimoradas a um nível nunca antes visto, fica um pouco mais fácil compreender o porquê este tipo de sistema está ganhando cada vez mais espaço nas áreas de saúde e fabris.
E curiosidades sobre como funcionam os correios pneumáticos não param, desde como o sistema opera até quais são os tipos de produtos que podem ser transportados. Porém uma das dúvidas mais comuns é: como as cápsulas funcionam?
Correio Pneumático Hospitalar, como funcionam as cápsulas?
Capazes de percorrer grandes distâncias entre corredores e andares de um laboratório ou até de um grande hospital numa velocidade controlada e programada, as cápsulas nada mais são do que ambientes extremamente controlados para a acoplagem do produto que será enviado.
Na área médica, as cápsulas são usadas para transporte de medicamentos, amostras de exames, dietas, documentos ou outros pequenos objetos que podem ser acondicionados no seu interior, sempre obedecendo cada especificação de peso que podem aguentar, as cápsulas da Medlux, por exemplo, suportam 4 kg de carga.
Outra peculiaridade, é que elas são feitas de um produto resistente chamado policarbonato reagindo muito bem às curvas e subidas que a rota possui sem perder velocidade nem constância. Além disso, as cápsulas para este tipo de locomoção pneumática, possuem em suas base borrachas que garantem a vedação do compartimento e que ele seja alocado no tubo e enviado sem perda ou escape de ar.
As cápsulas são programadas através do software para se locomoverem, através de ar comprimido, nas estações de envio e recepção definidas sem que haja qualquer chance de troca ou erro no ponto de chegada. O sistema da Medlux possui chipagem RFID monitorando todo o percurso garantindo a rastreabilidade e a segurança no trajeto. Quanto à velocidade, há sistemas que operam em diferentes características sendo que uma das mais utilizadas é entre 6 a 10 metros por segundo, podendo ser regulada através do painel de controle.
Medlux e Correio Pneumático
A Medlux é uma empresa brasileira que, entendendo a necessidade e o avanço da tecnologia hospitalar, está sempre disponível para oferecer os melhores e mais confiáveis produtos.
Os sistemas pneumáticos da Medlux, são de última geração, e garantem rapidez, segurança e eficiência no envio e recebimento de materiais, documentos, amostras em hospitais ou laboratórios.