Maiores desafios em Possuir Farmácias Satélites no Hospital

Muitos hospitais têm buscado soluções que otimizem a distribuição de medicamentos pelos setores.

Uma das opções são as farmácias satélites, instaladas em pontos estratégicos dos hospitais, visando a diminuição de desperdícios de medicamentos e economia de tempo no atendimento aos pacientes.

Porém, as farmácias satélites possuem alguns desafios como o seu alto custo de manutenção.

Então, será que são realmente boas opções? No post de hoje, veremos os maiores desafios em possuir farmácias satélites no hospital.

O que são Farmácias Satélites?

As farmácias satélites são pontos de distribuição de medicamentos, localizados nos próprios setores de dispensação. Elas possuem a finalidade de estocar de forma adequada os medicamentos e materiais, proporcionando uma assistência farmacêutica muito mais efetiva aos pacientes do setor.

As farmácias satélites são ótimas opções para hospitais com um maior controle de medicamentos, já que permite uma distribuição conforme as quantidades que realmente serão utilizadas pelos pacientes, evitando possíveis desperdícios.

Desafios de uma farmácia satélite

Mesmo tendo como principal objetivo, diminuir os desperdícios de medicamentos, o maior desafio no uso das farmácias satélites é o seu alto custo de manutenção, estoque e equipe.

Isso porque um hospital de grande porte, por exemplo, precisará de várias farmácias, além da central, para a entrega de medicamentos, fazendo com que o gasto com infraestrutura, transporte e equipe aumente exponencialmente. Afinal, será preciso mais pessoas, mais dinheiro e mais medicamentos.

E como toda gestão hospitalar visa a diminuição de custos, como é possível resolver esse problema?

Quando se precisa pensar na otimização de processos, rapidez nas entregas e ainda diminuição de custos, a solução mais adequada é o Correio Pneumático Hospitalar.

Correio Pneumático Hospitalar

O Correio Pneumático Hospitalar é uma solução que traz além da redução de custos e rapidez na entrega, mais segurança e economia para inúmeros processos dentro de um hospital. O sistema de tubulações transporta não só medicamentos, mas também amostras laboratoriais, bolsas de sangue ou documentos de um lado para o outro do hospital em questão de segundos, podendo, assim, unificar tudo em um único centro de distribuição.

Além disso, a tecnologia conta com total rastreabilidade, possibilitando que os materiais transportados sejam monitorados do início ao fim do trajeto, com temperatura e velocidade controladas.

Então, se está buscando por uma solução que otimize as entregas no seu hospital, recomendamos que conheça mais sobre o Correio Pneumático Hospitalar. Aproveite agora mesmo para falar com um de nossos especialistas clicando aqui.