O que é Unitarização de Medicamentos e por que Unitarizar?

A Unitarização de Medicamentos vem sendo adotada por milhares de instituições hospitalares por trazer mais agilidade e segurança na dispensação de medicamentos para os pacientes.

Quer saber o que é unitarizar medicamentos e os principais motivos para o seu hospital adotar essa tecnologia? Continue lendo este artigo que a Medlux preparou para você!

O que é Unitarização de Medicamentos?

A Unitarização de Medicamentos — ou Unitarizar — é o processo de preparo de medicamentos de modo que fiquem prontos para serem administrados aos pacientes. Esse processo é feito em muitos hospitais e é realizado dentro da farmácia desses estabelecimentos.

De maneira geral, a tecnologia de unitarização de medicamentos funciona através de dois processos principais: embalagem dos medicamentos e impressão da etiqueta. Essa última contém informações como: nome do paciente, tipo de internação, entre outras informações importantes para os profissionais.

Os medicamentos são colocados em embalagens unitárias, as quais são organizadas de acordo com o horário de administração e identificados para cada paciente em carros de medicação ou outro meio de transporte.

Por que Unitarizar Medicamentos?

A unitarização de medicamentos traz muitos benefícios a curto e longo prazo para os hospitais.

  • Maior controle dos medicamentos;
  • Redução de eventos adversos, como erros de administração de medicamentos;
  • Identificação dos fármacos até o momento da administração;
  • Permite que os profissionais possam focar em atividades mais importantes;
  • Redução de desperdícios;

Com essa tecnologia recentemente instalada nas dependências do Hospital de Urgência de Teresina, a diretora geral explicou que a aquisição desse novo equipamento tem como objetivo principal o fortalecimento da terceira meta internacional de segurança do paciente, que é a segurança de medicamentos de alta vigilância.

“Erros de medicação é uma ameaça ao paciente. Os medicamentos classificados como de alta vigilância representam um risco ainda maior. Portanto, estamos trabalhando essa meta para que o processo de armazenamento, prescrição, dispensação, administração e monitoramento dos efeitos após a administração sejam feitos de forma rigorosa, sem riscos para o paciente e profissional de saúde”, declarou a diretora.

A gerente de farmácia da mesma instituição postula que “esse novo equipamento, que tem capacidade de produzir 2.600 unitarizações por hora, está agilizando o processo de separação e identificação dos medicamentos. Além disso, aumentou nossa capacidade de produção. Antes produzíamos cerca de 800 unitarizações de medicamentos por dia. Com esse novo equipamento, já estamos produzindo uma média de 1.800 unitarizações por dia”.

Unitarização de Medicamentos com a Medlux

A gestão de farmácias hospitalares é um dos grandes desafios para hospitais públicos e particulares, especialmente os de grande porte. Para ajudar nesta questão, a tecnologia passa a ser uma aliada ao abrir novos horizontes e gerar mais economia à administração hospitalar, além de elevar a segurança dos pacientes.

Nossa solução de automação é capaz de unitarizar medicamentos de diversas formas galênicas, como comprimidos, cápsulas, ampolas, frascos, seringas e envelopes; armazenando-os e separando-os conforme a prescrição médica.

Em menos de um minuto a medicação prescrita por paciente é agrupada e identificada de modo personalizado com os dados do paciente, leito, tipo de internação, medicamentos prescritos e respectivos horários de administração; facilitando e agilizando assim, todo o processo de dispensação.

Quer saber mais sobre a dose unitária da Medlux? Clique aqui agora mesmo.