Resíduos hospitalares - A importância do tratamento em tempos de pandemia
É fato que realizar tratamentos eficazes de resíduos hospitalares é uma necessidade mundial. Essa necessidade fica ainda mais clara, quando olhamos para as epidemias que já ocorreram ao longo da história.
Isso porque, fazer o correto gerenciamento de materiais infectados pode ser decisivo na superação dessas fases. Dessa forma, é importante buscar sempre as melhores soluções para esses processos.
O atual momento pelo qual o mundo está passando, por exemplo, nos faz questionar ainda mais a segurança por trás desse gerenciamento. Qual a porcentagem de desinfecção? Quais as opções de tratamento? Qual a mais eficaz?
Continue a leitura do conteúdo que a Medlux preparou, e saiba qual a importância do tratamento em tempos pandêmicos:
Resíduos hospitalares - A importância do tratamento em tempos de pandemia
Como sabemos, todos os dias são produzidas toneladas e toneladas de detritos médicos. Essa produção em grande escala, depende também de processos de tratamento eficazes. Isso ocorre, pois os materiais gerados durante o cotidiano hospitalar, devem ser tratados antes de serem descartados normalmente.
Sendo assim, os hospitais fazem a terceirização do tratamento desses detritos. As opções desse tipo de processo são variadas, no entanto, nem todas oferecem 100% de eficácia. Sem falar que grande parte dos tratamentos emitem fluidos e gases nocivos ao meio ambiente.
Dessa forma, é necessário ir em busca de tratamentos mais eficientes dos resíduos hospitalares. Optar por processos mais seguros, é uma necessidade que cresceu ainda mais com a epidemia da Covid-19. Já que a doença além de altamente infecciosa, também possui um alto índice de mortalidade.
Outro ponto importante e que deve ser considerado na busca pelo melhor método de gerenciamento, é a diminuição do volume dos materiais. Isso porque, como sabemos, com a rápida proliferação da doença, o número de detritos gerados diariamente aumentou em larga escala.
Como resultado, investir em equipamentos que sejam eficazes, seguros e que diminuam o volume dos detritos, se tornou a prioridade dos centros de saúde. Dentre todos os métodos de tratamento, o que melhor se encaixa em todos esses quesitos é o Sterilwave.
Tratamento de resíduos hospitalares Sterilwave
O Sterilwave é o tratamento feito através do método conhecido como “desinfecção por micro-ondas”. Por se tratar de um equipamento, os hospitais que optam por adquirir essa tecnologia internalizam seus processos de gerenciamento de detritos médicos.
Como resultado dessa internalização, notamos algumas mudanças positivas no estabelecimento, por exemplo, a redução de custos. Essa economia ocorre, pois ao internalizar esse serviço, o hospital deixa de pagar uma empresa terceirizada.
Aumento na produtividade: Com a economia do tempo, os profissionais podem se dedicar mais a realizar outras atividades. Dessa maneira, temos um claro aumento na produtividade desses especialistas.
Em outras palavras, o dinheiro antes gasto nessa terceirização passa a ser usado no pagamento desse equipamento. Além dessa economia, existe também a eficácia do tratamento por micro-ondas. Isso porque, diferente de outros métodos, o Sterilwave garante a desinfecção total dos resíduos hospitalares.
Isso ocorre através das pás giratórias responsáveis por mexer os detritos, garantindo a desinfecção total dos materiais. Outro ponto importante nesse tratamento, é que o Sterilwave não emite gases ou fluidos poluentes, o que ajuda na preservação ambiental.
Hospitais de todo o mundo já estão adquirindo essa tecnologia em gerenciamento de detritos hospitalares. Sabendo disso, a Medlux busca oferecer atendimento especializado a esses centros. Dessa forma, a empresa proporciona experiência completa de compra e pós venda pautada na satisfação do cliente.
Acesse a aba de serviços do site, e conheça as soluções hospitalares que buscam transformar o cotidiano desses estabelecimentos. Leia também: A importância de investir em equipamentos de alta tecnologia para o hospital