Teleconsulta: quais são as vantagens?
Com a chegada da pandemia do novo coronavírus (COVID-19), ficou ainda mais evidente a importância que os serviços online estão desempenhando na rotina de todas as pessoas do mundo.
A Teleconsulta é um desses inúmeros serviços que facilita o contato entre médico e paciente sem sair de casa. Respeitando as normas de isolamento e evitando o deslocamento desnecessário de pacientes até os hospitais.
Hoje, a Medlux separou para você quais são as principais vantagens de aderir à teleconsulta. Continue lendo para saber mais.
As vantagens da Teleconsulta
A medicina é, com certeza, uma das áreas que mais é beneficiada com os avanços da tecnologia. Ano após ano, são várias novas descobertas que contribuem para salvar vidas.
Com a pandemia de Covid-19 se expandindo, velhas amigas de várias áreas vêm sendo amplamente utilizadas na medicina para evitar aglomerações e quebra do isolamento social: as videochamadas, chamadas de voz ou, até mesmo, chats online.
Estamos falando da teleconsulta, uma alternativa extremamente necessária em tempos de isolamento. Através dela, é possível que os pacientes possam ser atendidos sem saírem do conforto de suas casas. Tudo isso com o apoio da tecnologia.
Em termos práticos, a adesão à teleconsulta acarreta em vários benefícios ao hospital, ao médico e ao paciente. Como, por exemplo, o fato de que o atendimento passa a ser mais rápido e personalizado.
Além disso, o acesso da medicina em regiões remotas também deve ser levado em conta. Como bem sabemos, existem várias cidades espalhadas pelo país que não contam com um atendimento médico de qualidade.
A segurança do profissional da saúde, bem como de sua equipe e do paciente também é um ponto forte. Ainda mais com a proliferação do coronavírus em constante evolução nas terras brasileiras.
Mas dentro ou fora desse período caótico que estamos passando por conta da Covid-19, as teleconsultas também são alternativas econômicas quando o assunto é tempo e dinheiro. Colaborando exponencialmente na redução de custos e otimização de serviços.
Afinal, evita o deslocamento do médico, que, muitas vezes, pode trabalhar em mais de uma clínica, e também do paciente, que pode morar em uma região afastada do hospital.
Tudo isso evidencia o quão valioso pode ser o uso da teleconsulta. Que, por mais que possa alterar a rotina do hospital, não deixa de ser uma opção segura e confiável. Preservando vidas assim como é o propósito inicial da medicina.