Tendências na área da Saúde: tecnologia em ação
As tendências na área da saúde são inúmeras, pois surgem várias ano após ano. E você, profissional da saúde, está a par de quais são elas?
Não se preocupe, pois a Medlux separou tudo o que você tem que saber no post de hoje. Então, continue lendo para saber mais!
Tendências na área da Saúde
Quando falamos em medicina, estamos falando de uma das áreas que mais é beneficiada pela tecnologia. De tempos em tempos surgem novas soluções para facilitar a rotina dos profissionais que batalham para salvar vidas. O que é excelente.
A otimização de processos dentro dos hospitais com o apoio dessas tendências consegue trazer benefícios imensuráveis na vida dos pacientes, dos médicos, enfermeiros e demais profissionais que atuam dentro do hospital.
Mas vale lembrar que algumas mudanças também podem alterar as rotinas dentro desses estabelecimentos. Como, por exemplo: você sabia que a Lei Geral de Proteção aos Dados Pessoais (LGPD), que entrará em vigor muito em breve, impactará também os serviços hospitalares?
Lei Geral de Proteção de Dados
Por mais que não seja, necessariamente, uma 'tendência", essa lei implicará numa mudança quando se trata da coleta e armazenamento de dados sensíveis — aqueles dados que podem causar algum tipo de discriminação ao paciente.
Isso quer dizer que os prontuários e demais documentos que tenham a descrição de doenças e diagnósticos, os quais trafegam pelos sistemas digitais internos dos hospitais, precisarão estar armazenados em ferramentas com essa certificação de segurança, visando a proteção desses dados.
Healthtechs - Tecnologia na Saúde
Deixando um pouco de lado essa parte mais "burocrática", é necessário notar que o crescimento constante das famosas healthtechs — startups que visam a união da tecnologia com os serviços médicos — também está revolucionando o modo como médico e pacientes se relacionam.
E por mais irônico que pareça, é justamente a união da tecnologia ao atendimento que gerará uma relação mais humanizada entre os dois.
Isso fica ainda mais evidente quando se nota a aparição da Inteligência Artificial — muito utilizada em inúmeras outras áreas — cada vez mais presente no auxílio de diagnósticos de doenças. Tudo isso sendo possível através da união de uma grande quantidade de informações.
Na prática, um exemplo claro é a geração de padrões para preenchimentos de formulários e relatórios. Tornando o processo mais rápido e impactando diretamente no tratamento dos pacientes.
Além disso tudo, é extremamente notável o quanto a adoção da Telemedicina vem sendo levada mais a sério. Afinal, esse tipo de serviço, além de auxiliar no acesso da medicina em áreas afastadas dos grandes centros, também auxilia na economia, no transporte e no distanciamento social (tão necessário em momentos como esse).
E é impossível falar de tendências tecnológicas para saúde sem mencionar o Correio Pneumático.
A adoção desse sistema é extremamente necessária e útil aos hospitais. Pois não só auxilia exponencialmente na otimização de processos, como também traz outros benefícios como economia de tempo e dinheiro para o hospital.
O Correio Pneumático conecta todas as áreas do hospital com um sistema de tubulações, as quais confortam cápsulas que são capazes de transportar medicamentos, bolsas de sangue, documentos e etc. em questão de segundos de um lado ao outro do prédio.
Essa e outras tecnologias podem transformar um hospital em um ambiente ainda mais tecnológico. Usando o que há de melhor nessas inovações para auxiliar no objetivo de salvar vidas.