Outubro Rosa – A Importância da Prevenção
Realizada no Brasil e no mundo, o Outubro Rosa é uma campanha que reflete sobre a importância da prevenção ao câncer de mama e, mais atualmente, ao câncer de colo do útero.
Apesar de muito se falar sobre esse assunto todos os anos, muitas pessoas não entendem a real importância e impacto que a prevenção desempenha na vida das vítimas da doença, afinal, esse é o segundo tipo de câncer mais comum em mulheres.
Hoje, a Medlux vai falar sobre a causa do Outubro Rosa e da importância da prevenção. Continue lendo o nosso post de hoje para saber mais.
Outubro Rosa – A Importância da Prevenção
O Tumor maligno do câncer de mama corresponde a mais ou menos 25% dos casos anuais de câncer no mundo, conforme as informações do Instituto Nacional de Câncer. Mas aqui no Brasil, esse percentual é ainda maior, representando 29% — onde 1% é incidente em pessoas do sexo masculino.
Quando diagnosticado tardiamente, o câncer de mama pode representar sérios riscos à vida da vítima, já que as chances de cura diminuem exponencialmente conforme o tempo se passa.
Por conta disso, o Outubro Rosa é uma campanha mundial criada com o intuito de dar visibilidade ao movimento de prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama, reafirmando a real importância dessas atitudes para o bem estar da parte da população afetada pela doença.
Como prevenir o câncer de mama
É possível prevenir o câncer de mama com atitudes saudáveis e com o autoexame. Isso porque, quando o organismo está em equilíbrio, evita que os tumores malignos se formam por conta das mutações celulares, e através do toque é possível observar possíveis nódulos endurecidos, que podem indicar os estágios iniciais do câncer.
Ao realizar o autoexame, preste atenção nos seguintes pontos:
- – Na alteração na coloração, retração ou abaulamento da mama;
- – Em edemas semelhantes a cascas de laranja nas mamas ou axilas;
- – Em casos de coceira no mamilo sem melhora evidente no uso de corticóide;
- – Em nódulos endurecidos na axila;
- – E em inversão do mamilo.
Fazendo esse toque rotineiramente, fica mais fácil detectar o câncer nas fases iniciais, aumentando as chances de cura em 95%.
É preciso tomar cuidado na sua rotina também. Afinal, hábitos como o uso do tabaco podem causar intoxicações no organismo, desencadeando não só o câncer de mama, mas várias outras doenças e tumores malignos, já que o corpo tem suas células prejudicadas ao entrar em contato com essas substâncias.
Além disso, a prática de exercícios físicos também diminui muito as chances de formação de tumores. Pois ajudam o corpo a manter-se em equilíbrio, eliminando toxinas e regulando os hormônios. Diminuindo, inclusive, o estresse.
Também é necessário cuidar da alimentação. Afinal, nossas células receberão tudo o que ingerimos, e não podemos enviar a elas alimentos prejudiciais, e sim as antioxidantes e benéficas ao corpo. A diminuição no uso de açúcar e comidas industrializadas, como enlatados e outros alimentos gordurosos, é o principal ponto que você deve observar.
Por fim, o mais importante de todos, é o acompanhamento médico frequente.
Em mulheres com mais de 40 anos, é recomendado fazer a mamografia pelo menos uma vez por ano. Você deve informar ao médico sobre histórico de câncer na família e alertar o profissional sob a aparição de qualquer anormalidade.
Somente com a devida prevenção que você terá o necessário para se ver livre do câncer de mama. Como diz a famosa frase: prevenção é o melhor remédio.